“Fahrenheit 451” e o debate sobre os limites à liberdade de expressão

Autores

  • Maria Chiara Locchi Università degli Studi di Perugia (UNIPG)

DOI:

https://doi.org/10.21119/anamps.21.33-52

Palavras-chave:

“Fahrenheit 451”, liberdade de expressão, liberdade de ensino, hate speech, Estado democrático pluralístico

Resumo

Considerado um clássico da literatura distópica do século XX, Fahrenheit 451 ainda se revela um texto repleto de questões para os juristas, possibilitando diversos percursos de leitura. Se, tradicionalmente, a queima de livros pelos “Bombeiros do Fogo” remete à censura dos Estados autoritários ou totalitários, a obra de Ray Bradbury também é capaz de suscitar a reflexão jurídica sobre o tema – crucial – dos limites à liberdade de expressão nos Estados democrático-pluralistas, com destaque para problemas centrais e de grande atualidade como a liberdade de ensino nas escolas públicas e a criminalização do hate speech para tutelar as minorias nos ordenamentos constitucionais ocidentais. A questão que Fahrenheit 451 parece dirigir ao direito, em última análise, gira em torno da relação entre liberdade e autoridade e da determinação das condições de convivência diante da diversidade nas sociedades plurais contemporâneas.

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Biografia do Autor

Maria Chiara Locchi, Università degli Studi di Perugia (UNIPG)

Dottorato in Storia, politica e istituzioni dell'area euro-mediterranea nell'età contemporânea presso l’Università degli Studi di Macerata (UNIMC, Italia). Ricercatrice di Diritto Pubblico comparato presso l’Università degli Studi di Perugia (UNIPG, Italia). 

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Publicado

2016-08-24

Como Citar

LOCCHI, M. C. “Fahrenheit 451” e o debate sobre os limites à liberdade de expressão. ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 33–52, 2016. DOI: 10.21119/anamps.21.33-52. Disponível em: https://periodicos.rdl.org.br/anamps/article/view/211. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos