Três passos para desconfortar o ensino de direito a partir das humanidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21119/anamps.9.1.e1113

Palavras-chave:

ensno do direito, direito e humanidades, plano de estudos, abordage internalista e externalista, atitude prescritiva

Resumo

Nós que cultivamos o Direito e a Literatura, propomos como opção para flexibilizar o formalismo que ocorre no ensino do Direito, a incorporação da arte na sala de aula. Para isso, é preciso enfrentar, primeiramente, o desafio colocado pela interdisciplinaridade, especificamente, a relação entre Direito e Humanidades. A esse respeito, os acadêmicos americanos Jack Balkin e Sanford Levinson têm apontado que a relação entre o Direito e as Humanidades é "desconfortável". Para dar conta dessa característica do Direito latinoamericano, descreveremos (1) o plano de estudos da carreira e a divisão que está na base dela, ou seja, disciplinas do Código e disciplinas que não são disciplinas do Código. Em seguida, utilizaremos (2) a abordagem "internalista" e "externalista" dos referidos acadêmicos, para analisar o referido plano de estudos nos seus métodos e nas atitudes que promove. Por fim, conceituaremos (3) a atitude prescritivista do Direito, para dar conta do tipo de aluno que se espera formar nas aulas jurídicas. Terminamos (4) com algumas conclusões que darão pistas de como, com base nos três pontos anteriores, a relação entre Direito e Humanidades pode ser favorecida e a Arte tem um espaço relevante nas Escolas de Direito latinoamericanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilo Arancibia Hurtado, Universidad Autónoma de Barcelona

Doctorando en Filosofía, Universidad Autónoma de Barcelona (España). Profesor Ayudante de Derecho Civil, Escuela de Derecho, Universidad de Valparaíso. Valparaíso, Chile

Referências

ATRIA, Fernando. La forma del derecho. Madrid: Marcial Pons, 2016.

BALKIN, Jack y LEVINSON, Sanford. El derecho y las humanidades: una relación incómoda. Revista Jurídica de la Universidad de Palermo, año 9, n. 1, p. 197-228, 2008.

BOBBIO, Norberto. El problema del positivismo jurídico. Ciudad de México: Coyoacán, 2007.

BONILLA, Daniel. El formalismo jurídico, la educación jurídica y la práctica profesional del derecho en Latinoamérica. In: OLEA, Helena. Derecho y pueblo mapuche: aportes para la discusión. Santiago de Chile: Centro de Derechos Humanos UDP, 2013. p. 259-302.

PEÑA, Carlos. ¿Qué hacen los civilistas? Cuadernos de Análisis Jurídico, n. 28, p. 11-27, 1993.

SERRANO, Sol. Universidad y nación: Chile en el siglo XIX. Santiago de Chile: Editorial Universitaria, 1994.

Publicado

2024-02-01

Como Citar

ARANCIBIA HURTADO, C. Três passos para desconfortar o ensino de direito a partir das humanidades. ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. e1113, 2024. DOI: 10.21119/anamps.9.1.e1113. Disponível em: https://periodicos.rdl.org.br/anamps/article/view/1113. Acesso em: 22 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos